sábado, 21 de janeiro de 2012

Bem vindo a Sociedade das Letras



Eu como todo mundo gosto do que é belo, e do que é bom.
Mas, diferente de algumas pessoas, gosto de dividir as coisas boas da vida.
Gosto de gente que ri à toa, não, que é à toa para rir.
Gosto da natureza, de ficar descobrindo suas formas, seus odores, cores.
Gosto de gente sincera, não dos super sinceros.
Não gosto de gente que não sabe pedir desculpas,...no fundo elas sempre acham que tem razão.
Não gosto de gente que tenta justificar seus erros, tecendo julgamento dos erros alheios.Quem de nós não é descendente de Adão e Eva,e portanto descendente direto do pecado.

Não julgo e não aceito julgamento. Mas, se errei peço perdão.


Sou boa para ouvir.
Acima de qualquer coisa, amo o meu Deus, seu filho Jesus Cristo, e gosto muito de mim.
Gosto de elogiar, acho que o homem é um bicho movido a elogio, ou melhor, reconhecimento; sincero e de coração, é claro.
Para ser sincero não é necessário ser grosseiro.
Acredito mesmo que se o homem estivesse cercado de mais beleza, poesia, música,
respeito e amor ao próximo, não estaríamos instalados neste caus, nesta violência e desamor. 

Estamos  no século da injustiça e da dor física e emocional.


Mas este quadro atual é profético, logo, nada que fizermos vai consertar este mundo.

A cura: só Deus

Mas podemos melhorar nossas condições se pudermos  nos afastar do modo de vida deste mundo e reaprender a amar as coisas belas da vida, a dividir com nosso irmão uma bela poesia, um sorriso, um elogio sincero, qualquer pequena forma de afeto...,uma ajuda prática se necessário.
 Isto é o que tento fazer aqui,  mas, se de todo não fizer um grande bem, mal não hei de fazer e provavelmente possa alegrar um pouco sua vida.



Boa Vida




_____________________________________


"Eu por mim mesma"


Um dia desses vendo o programa da Marília Gabriela me lembrei de alguns amigos e  de uma brincadeira que fazíamos, chama-se: "eu por mim".
Sua finalidade é que jamais nos esqueçamos quem somos, no que acreditamos, e analisar que mudanças a vida fez em nós .
 É para ser feita não só no colégio, mas ao longo de nossa vida.
E ai tentei fazer de novo:
Consigo me expressar melhor quando escrevo do que quando falo; talvez porque embora goste de pessoas e queira muito dividir todas as coisas, que vejo que aprendo e que gosto, me falta as vezes  a paciência necessária para me fazer entender..., então quero ser sucinta, falo  uma vírgula e quero que entendam com esta vírgula todo um pensamento.
Gosto mesmo é de livros, de olhar o céu, das ondas do mar e gosto de olhar crianças brincando....elas fazem cada uma.
Você já parou para ver uma criança brincando ?


Gosto de ficar calada com meus pensamentos, gosto da minha companhia. 
Embora muitas vezes  tenha vontade de sair de mim..., meus impulsos!...eles me colocam em situações difíceis as vezes.
Gosto de gente que viveu muito, aprendi com meu pai.Como aprendi com meu pai que cor é para roupa não para gente e caráter não tem conta bancária.
Gosto de beijar, de cheirar, de abraçar, gosto de dizer as pessoas que gosto delas, de elogiar...mais as próprias pessoas a quem muitas vezes dedicamos estes carinhos desconfiam de sua legitimidade... que pena.
Aqui neste sistema o tempo é curto, não podemos perder a oportunidade de deixar claro as pessoas que elas são importantes, podemos acordar um dia e não ter mais tempo.


Continuo gostando de Nat King Cole, aprendi música ouvindo ele cantar. Aprendi com meu avô que dançar faz bem e acalma.
Também ainda gosto Creedance Cleawater Revival, é claro que gosto de muitas outras bandas, mas, quando penso em sonho, na saudade da juventude, "forever young" ,lembro deles.
Quando penso em voz, lembro de Jannis Joplin, Carole King ,Tracy Chapmam e Edith Piaff, gosto de vozes fortes diferentes...Eu quero uma casa no campo...amo Elis.
Gosto da natureza. O mar a noite; as tempestades me fascinam, e me assustam...sua fúria pode destruir ; e ela é imparcial.


Os anos já me tiraram algumas coisas que gostava:
 não sou mas vaidosa, e acho que se tem que ter um pouco de vaidade. Não consigo mais dar aquela gargalhada gostosa e me sinto lesada pela vida; sou imediatista... gostaria de ver todas as pessoas felizes. 
É claro que acredito firmemente e sem sombra de dúvidas que este dia esta próximo...O dia em que seremos plenamente felizes, eternamente felizes.


Há, os defeitos !
Gente, como sou ansiosa.
E o meu amor, é exigente; não espero, exijo o mesmo amor, carinho, consideração e respeito que dedico. 
Tenho mania de organização, mas não é nada anormal, na verdade acho que lá no fundo sou preguiçosa, não gosto de ficar procurando nada, logo: melhor ter tudo organizado e a mão.
 Pra mim não existe meio termo, ou é ou não é: não existe meio claro, ou é claro ou não é, não existe gostar mais ou menos, ou você gosta ou não, ou você quer ou não quer...pior, mais ou menos limpo, ou esta limpo ou esta sujo. 
Sou repetitiva quando estou aborrecida. Dor e grosseria me aborrece.
Não gosto que mexam nos meus livros, cds, papéis.
Gente desorganizada e grosseira consegue me tirar a paciência, e por favor não mexam nas minhas canetasssssss!


Bom, os anos tiraram e adicionaram alguns defeitos e virtudes a mim,continuo ansiosa, de um amor exigente, já não sou tão organizada, mais  não bagunce! E continuo a não gostar de mais ou menos... então "eu por mim mesma":  acho que adquiri coisas importantes, como estar mais próxima do meu próximo, não enxergar só as minhas preocupações, me ensinou também que devo trabalhar meu auto domínio.
Aprendi a dividir.
Aprendi que não devo julgar ninguém, pois temos um legislador que no tempo apropriado julgará cada um de nós individualmente.
E principalmente aprendi que Deus tem um nome, e ele, é JEOVÁ.


Hoje, eu sou essa pessoa. E no amanhã...






Gentileza gera Gentileza



De fato não conheço nada com uma recíproca tão imediata como a gentileza, assim como não conheço nada que arranque um sorriso tão imediato, como um elogio sincero, um reconhecimento. 
Quantas vezes ao longo de nossa vida não nos sentimos chateados, magoados mesmo pela falta de reconhecimento; fosse de um patrão, de nossos Pais,de nosso companheiro,ou  de um amigo achegado, que idealizamos nos conhecer profundamente e ainda assim não percebeu que estavamos ansiosos por ouvir dele um elogio um reconhecimento.
O ser humano necessita ser reconhecido, seja no seu trabalho, por  uma atitude, ou até mesmo por um gesto simples de sentimento;  é isto que o move, é o combustível para o aprimoramento, para buscar sempre o seu melhor. Não estou falando aqui de ego, empáfia,estou falando aqui de contentamento, daquele que faz as coisas com e por amor, até mesmo por obediência a tarefa que lhe foi dada; porque obedecer requer respeito, amor,responsabilidade.
 O elogio sincero desperta  o desejo de interagir, de dividir de se doar, nos faz sentir fortalecidos, animados, motivados a continuar fazendo o nosso melhor.
O mundo seria um lugar diferente se ao invés de procurar as falhas de nosso próximo, procurássemos ver suas qualidades,suas virtudes, suas boas ações.
Se Deus procurasse em nós só nossas falhas será que ainda estaríamos aqui?
Será que ele teria enviado seu filho amado para nos resgatar, nos dando uma nova chance?
Não, se Deus  vigiasse nossos erros, quem ficaria de pé?
Aprendamos de Deus que não se furtou ao elogiar seus servos fiéis, de Jesus Cristo que reconheceu em seus seguidores e nas pessoas que o buscavam: sua fé, seus sacrifícios, sua obediência; deixemos de nos importar tanto conosco e nos importemos mais com nosso próximo, vamos aprender a buscar felicidade, contentamento ao dar, a nos doar ao invés de procurar sempre receber.
Você vai descobrir que podemos derivar felicidade e contentamento ao sermos gentis, ao elogiarmos.
Por falar nisso você já reparou a sua volta hoje, as pessoas com quem convive: na sua casa, no trabalho, nas pessoas que lhe servem no restaurante, no correio, no banco...que algumas dessas pessoas foram amáveis, gentis e prestativas com você?
Você ligou para sua operadora de celular hoje, e apesar da espera interminável, foi atendido por uma pessoa gentil que fez o possível para atender suas solicitações ou mesmo as atendeu, e ainda assim você não esperou para avaliar seu atendimento.
-Você devia lhes dizer como sua disposição de ajudar ou mesmo de fazer bem o seu trabalho é importante e elogiável.
Vamos, tente!
Você vai ver que este gesto vai alegrar não só quem recebe, mas, principalmente a você e vai tornar o seu dia muito melhor.






NMLima